Rua Barão de Lucena, 81 - Fundos / Botafogo - Rio de Janeiro
Twitter Facebook Youtube

Dry Needling na Síndrome Dolorosa Miofascial e Músculo Esquelética

Curso voltado para Profissionais de Fisioterapia sem ou com experiência em acupuntura

É um recurso fisioterapêutico que está se disseminando rapidamente pela sua eficácia e excelência terapêutica. Ainda pouco conhecida por brasileiros, mas vem ganhando praticantes bastante satisfeitos com evolução dos sintomas de seus pacientes.

Dry Needling (DN), foi desenvolvida desde 1940 através dos estudos aplicados da Dra. Janet Travell,que é conhecida como a “mãe do conhecimento sobre Trigger Point Miofascial”, nos Estados Unidos, originalmente começou os seus estudos e prática clínica desta técnica que ela mesmo nominou como “Dry Needling”, utilizando agulhas hipodérmicas no tratamento de Trigger Points, sem nenhuma analogia a Acupuntura ou a MTC ( Medicina tradicional Chinesa). Somente com o passar do tempo outros pesquisadores passaram a realizar esta analogia.

Após ter seus estudos aprimorados, por cientistas como Dr. Karel Lewit e Dr. Chang Gun. Onde os mesmo, foram os precursores no tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM).

Inicialmente o Dry Needling (DN) foi utilizado unicamente no tratamento de Trigger Points, no entanto considerando os mais recentes estudos se observa-se que existem resultados consistentes no controle da dor musculoesquelética, não somente miofascial. Além disso, Dry Needling pode ser utilizado associado a eletroterapia podendo alcançar níveis ainda mais efetivos de analgesia para disfunções musculoesqueléticas.

A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM), é caracterizada pela presença de pontos dolorosos denominados de pontos-gatilho, que se localizam no músculo, fáscia muscular e tendões.

O Dry Needling (Agulhamento à Seco) do ponto-gatilho é um procedimento amplamente difundido e usado por fisioterapeutas ao redor do mundo como parte da prática clínica ou concomitante a outros métodos terapêuticos. Caracteriza-se como um tratamento específico para a desativação do ponto-gatilho ,em que agulhas de acupuntura são inseridas na pele ou no músculo dos pacientes que apresentam a Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) ou Disfunções Musculoesqueléticas.

Quando a agulha perfura a pele as fibras A delta são ativadas resultando na inibição das fibras C provenientes de estímulos dos pontos- gatilho ativos, por conseguinte, a banda muscular relaxa com quebra o ciclo de contração muscular sustentada assim impedindo a crise energética ocasionada pelo espasmo muscular  reflexo, possibilitando a restauração da amplitude de movimento.

Um Ponto-Gatilho (Trigger Point) Miofascial é um ponto com hiperirritabilidade e hiperatividade no músculo esquelético que está associado com um nódulo palpável hipersensível. Esta área se torna dolorosa no local e também pode “irradiar” em padrões previsíveis. Considerado um procedimento seguro e baixo custo. O Dry Needling (Agulhamento à Seco) tem mostrado resultados satisfatórios como medida analgésica e relaxamento muscular, preparando este músculo para intervenções terapêuticas direcionadas ao resgate gestual e postural, assim como treinamento de força e resistência muscular.

Dry Needling miofascial, se caracteriza na inserção de uma agulha no filamento do músculo na região de um “Trigger Point”. O objetivo do Dry Needling é conseguir uma resposta de contração local para liberar a tensão e dores musculares. Dry Needling é um tratamento eficaz para a dor crônica de origem neuropática com muito poucos efeitos colaterais. Esta técnica é inigualável em encontrar e eliminar a disfunção neuromuscular que leva à dor e déficits funcionais.

No Ciclo avançado só pode ser admitido por quem já tem alguma formação em Dry Neddling, por qualquer Instituição, pois se trata de um curso avançado e não serão demonstradas técnicas básicas e administração das agulhas.

Este curso irá demonstrar o Dry Needling de músculos mais difíceis e como utilizar a Técnica em Lesões articulares e músculo tendíneas. Além de mostrar também outras abordagens com Dry needling e como Integrada a outras Técnicas. No curso será demonstrado a Liberação Manual, Manipulação Fascial e Instrumental (IASTM e Ventosa) e Eletroestimulação para potencializar o controle da Dor.

Requisitos: Profissionais da área de saúde; alunos 5° período em diante; com ou sem experiência em acupuntura.

Trajes adequados: Todo aluno precisa  vir com Vestuário apropriado para expor  o tronco, membros superiores e inferiores  para prática.

Próximas Datas Inscrições Abertas
Ciclo Básico – Rio de Janeiro – Instituto Physio Studio –  (Botafogo)
25 e 26 Novembro 2017
Ciclo Avançado  – Rio de Janeiro – Instituto Physio Studio –  (Botafogo)
16 e 17 Dezembro 2017

Condições especiais para matrículas antecipadas

Obs.: Caso você queira levar algum convidado (paciente, amigo ou familiar) que tenha como diagnóstico Síndrome Dolorosa Miofascial. Entrar em contato .

Conteúdo Programático – Ciclo Básico

• Histórico e Tratamento de Trigger Points
    • Neurofisiologia da Dor Crônica
    • Relação da Acupuntura com Síndrome Dolorosa Miofascial
    • Entendo a Síndrome Dolorosa Miofascial
    • Os principais Padrões clínicos da Síndrome Dolorosa Miofascial;
    • Qual Mecanismo fisiopatológico da Síndrome Dolorosa Miofascial;
    • Definição e Histórico da Terapia de Dry Needling
    • Fisiologia do Dry Needling
    • Mecanismo neurofisiológico do Dry Needling
    • Indicações e Contra indicações
    • Possíveis reações ao Dry needling
    • Localização e padrões de dor
    • Anatomia palpatória e testes específicos
    • Técnicas de Aplicação: Dry Needling Superficial e Profundo
    • Prática de Liberação Miofascial de alguns músculos;
    • Medidas de segurança fundamentais durante a consulta;
    • Como elaborar e conduzir técnicas de desativação de pontos-Gatilhos com apenas um recurso terapêutico;
    • Protocolo Algiológico de Dry Needling na primeira consulta para os principais músculos de: membro superior, cintura escapular, cervical e crânio;
    • Protocolo Algilógico de Dry Needling na primeira consulta para os principais músculos de: membro inferior, cintura pélvica, torácica e lombar;
    • Considerações Clínicas: Dor Orofacial; Cervicalgia; Síndromes de Impactos de Ombro; Lombalgias; Síndromes dolorosas de articulação cotovelo, Quadril e Joelho;
    • Participação de alguns convidados especiais para interagir com os alunos na prática

Conteúdo Programático – Ciclo Avançado (Só para alunos com Formação em Dry Needling)

• Revisão dos principais conceitos teóricos e práticos importantes
  • Revisão da Neurofisiologia da Dor Crônica
  • Revisão da anatomia do tronco e membros inferiores, focada em Dry Needling
  • Raciocínio clínico para Dry Needling em extremidade inferior e tronco
  • Revisão da anatomia da cintura escapular, pescoço, cabeça e membros superiores, focada em Dry Needling
  • Definições, Prevalência e Evidências do Fenômeno dos Pontos Gatilhos Miofasciais
  • Definições, prevalências e evidências do Fenômeno de pontos gatilhos miofasciais e princípios fisiológicos do Dry Needling
  • Dry Needling e pesquisas cientificas.
  • Precauções de segurança e contra-indicações
  • Diagnóstico Diferencial nas Articulações: Ombro; cotovelo; punho
  • Diagnóstico Diferencial nas Articulações: quadril, Joelho e Pé
  • Métodos Avançados de Dry Needling com Integração Terapêutica
  • Perguntas e Respostas – Discussão Clínica
  • Métodos & técnicas da terapia miofascial de pontos gatilho; liberação da pressão progressiva.
  • Prática de liberação miofascial de alguns músculos
  • Prática de Liberação NeuroMuscular Proprioceptiva
  • Dry Needling Avançado e Técnicas Integradas (Liberação Miofascial Manual e Instrumental IASTM) no controle da dor nas principais lesões músculo esquelética nas seguintes regiões: –ATM, Cervical, Ombro, Cotovelo, Punho, Torácica, Lombar, Quadril, Joelho e Tornozelo;
  • Prática terapêutica em 50 músculos
  • Eletro Dry Needling e Relações Clínicas de Aplicação
  • Novas Abordagens de Tratamento: Miofascial; Neuropático; Quiroprático e Osteopático
  • Dry Needling Neurológico: Doenças de Parkinson
  • Avaliação, Anamnese , Palpação do nódulo e a banda tensa de PGM e paciente com Doença de Parkinson
  • Tipos de Palpação
  • Aspectos específicos do paciente com doença de Parkinson
  • Evidências Científicas

.

Ponto de vista técnico

• Este curso é ministrado por  Daniel Cordeiro fisioterapeuta, acupunturista com com mais de 11 anos de prática em clinica da dor e um dos pesquisadores pioneiros do Dry Needling no Brasil. Após o curso você será capaz de:
  • Desenvolver habilidades de avaliação e tratamento com maestria em consultas diárias;
  • Adquirir os conhecimentos necessários para avaliar e tratar os  principais sintomas deSíndromes Dolorosas Miofasciais e Disfunção dos Tecidos Moles;
  • Descrever as aplicações práticas dos mecanismos fisiológicos de agulhamento seguro e eficaz. Incluindo prevenção e gestão de respostas adversas ao agulhamento e técnica de inserção de agulhas;
  • Integrar técnicas de Dry Needling com qualquer recursos terapêuticos durante a clínica;
  • Propor um plano de feedback: paciente – terapeuta;
  • Elaborar seu próprio plano de tratamento estratégico em diferentes níveis de irritabilidade de Dor. E apresentar, sua Combinação de Dry Needling Algiológica inédita em diferentes terapêutica;
  • Você terá constantemente atualizações através de artigos cientificos e discussões abertas apenas para os alunos que fazem o curso.

Currículo do Ministrante

Ministrante: Daniel Cordeiro – Fisioterapeuta; Professor Universitário; Pós Graduado em Acupuntura e Eletroacupuntura; Especialista em Biomecânica e Fisioterapia Desportiva – ênfase em Reabilitação Musculoesquelética e Terapia Manual; Formação Internacional em Dry Needling; Formação em Quiropraxia; Professor de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Terapia Manual, Quiropraxia e Acupuntura; Aprimoramento no Estudo da Dor Crônica; Instrutor do Dry Needling – ES, MG, PR, RJ, RS; Formação Internacional : Dynaminc Tape; Estabilização Segmentar Vertebral; Estabilização Dinâmica; Conceito Maitland; Movimentos Combinados;  Mulligan; Neurodinâmica; Liberação Miofascial; Kinesio Taping; Manipulação das Fasciais (Método Stecco); Instrutor de Pilates e Integrante da Escola Brasileira de Postura.
MBA em Empreendedorismo e Novos Negócios; Especialista em Programação Neurolinguistica; Certificação em Marketing Digital pelo Método 8Ps; Coach Especialista em Vendas de Serviços para Fisioterapeuta; Certificação em Vendas de Serviços Online para Fisioterapeutas; Além de: Vendas de Serviços, Excelência em Vendas, Excelência no Atendimento ao Cliente, Marketing e Vendas. Co-fundador da FisioVendas – Capacitando FisioExperts em Vendas Online.

Entre em contato conosco

Rio de Janeiro:  (21) 3902-2312  / (21) 3079-8463 / Whats App (21) 97100-9637

Dúvidas e comentários

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo do curso ou sobre as datas disponíveis?
Clique aqui para enviar uma mensagem e lhe retornaremos rapidamente.

voltar para a lista de cursos